Contato Mapa do Blog
Número de Visitas
free counter
Online
 
RSS
Translate this blog
Traduzir esse blog
Traduzir esse blog Traduzir esse blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Quebrando em casa

Muitos devem estar pensando: como faço para comprar as ações na bovespa? Já havia dito que necessariamente tem que ser através de uma corretora. Ela é que oferece aos clientes por quais maneiras irão receber as ordens.
A mais prática é o Home-broker, nome dado a um aplicativo em que o próprio cliente insere suas ordens de compra e venda. Cada corretora tem o seu e geralmente são parecidos e de fácil uso.


Acima, você pode ver a tela do Home-Broker – HB – que uso. Na tela principal está o grupo de ações escolhidas por mim para acompanhamento. Aparecem todas cotações, a melhor ordem de compra e a de venda e várias outras informações para a tomada de decisão.
Na parte esquerda da tela principal estão listados os tickers dos papéis. Trata-se de uma sigla escolhida para as ações. Por exemplo, Vale5 representa as ações preferenciais da minerado Vale. Petr4, as preferenciais da Petrobras.
Agora vou detalhar um pouco mais.


Essa tela está na parte inferior esquerda to HB. No campo ativo, você insere o ticker da ação que quer negociar. Vai aparecer o nome da empresa no campo ao lado. Os outros campos são:
·        Lote Min – número mínimo de ações que se pode comprar. Nesse caso do exemplo podemos negociar somente lotes cheios, de cem em cem. Para comprar um número menor, devemos usar o ticker fracionário, vale5F, e então podemos negociar quantidades não múltiplas de cem.
·        Mercado – Tipo de mercado em que se negocia. Existem dois: a vista e fracionário.
·        Quantidade: número de ações a negociar. Não se trata de colocar aqui número de lotes de cem ações e sim a quantidade delas.
·        Preço – o valor que se deseja pagar ou receber pelas ações.
·        Valor da ordem – é a multiplicação do preço pela quantidade.
·        Conta – algumas corretoras oferecem vários tipos de conta para o investidor. Aqui você escolherá qual usar.
·        Validade – data até a qual valerá a ordem.
·        Assinatura – senha do investidor.

Outra informação bem útil é por quanto os negociadores do mercado estão dispostos a negociar suas ações. Pode-se obtê-la no Book de ofertas.


Existem duas colunas: compra e venda. Na primeira linha vê-se qual a melhor oferta para venda de vale5, 44,36 reais. Se você enviar uma ordem de compra nesse valor ou superior para sua corretora, você fechará o negócio. E o próximo valor de 44,44 passará para a primeira linha. Isso, claro, se você comprar as 500 ações ofertadas. Caso compre menos que isso, apenas será feita a diminuição da quantidade na primeira linha.
O mesmo serve para a venda das ações. Se você quer vender suas ações, ao ofertá-las pr 44,35, melhor valor para compra, fechará o negócio.
O que muitos fazem é colocar uma ordem na fila e esperar que ela chegue ao topo para ser negociada.
Existem vários outros aspectos a se levar em consideração no uso do HB, passei apenas o básico, mas já se pode ter uma boa noção.

Nenhum comentário: