A minha estratégia de momento na Bovespa é comprar e manter uma carteira. Já fiz compra e venda mais rotineiramente, mas percebi o quanto é difícil acertar os momentos do mercado. É claro que quando um período de baixa começa, seus lucros vão embora.
Nesse momento, você tem duas saídas: ou vende ou protege. No momento, estou utilizando a segunda opção. Para proteger sua carteira – também conhecido como hedge – pode-se usar Opções ou contratos futuros do Ibovespa.
Para saber mais sobre Opções você pode acessar vários sites sobre o assunto. No início parece complicado, mas depois de alguns exemplos e explicações mais detalhadas, consegue-se aprender e entender como negociá-las.
Para proteger a carteira, você também pode vender contratos futuros do Ibovespa. Para pequenos investidores, o mais recomendado é o mini-contrato. Exigem menos garantias e funcionam do mesmo jeito. Se o índice da bolsa cair, o que sempre acontece nos períodos de baixa do mercado, você embolsa os lucros dessa venda, comprando de volta quando o mercado sinalizar um reversão altista.
Claro que você vai precisar estudar mais sobre o assunto, além de consultar um bom operador e tirar sua dúvidas. Bons negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário