Contato Mapa do Blog
Número de Visitas
free counter
Online
 
RSS
Translate this blog
Traduzir esse blog
Traduzir esse blog Traduzir esse blog

terça-feira, 14 de julho de 2009

Cena histórica

Hoje foi divulgada uma imagem histórica. Lula e Collor juntos de novo. Mas agora estão do mesmo lado, não em um debate. Não houve xingamentos, mas abraços. Como diz o ditado: nada como um dia após o outro. Isso só vem a corroborar com uma tese que eu tinha em 1989: estávamos entre o caldeirão e fogo.
Um era ruim e outro péssimo. Na época eu não votava ainda. Mas, certamente, teria anulado o voto. Que eleição! E foi a nossa primeira direta. Tinha que dar errado mesmo. Mas, se Lula tivesse se elegido naquela época, poderia ter sido menos pior. Já que, com as ideias que ele tinha, o país teria se afundado ainda mais. Cairíamos em uma moratória, a inflação continuaria alta. Mas, aì você pensa: "você não disse que teria sido menos pior?". Teria, pois o mito acabaria. Não havia reeleição e não teríamos esse desgoverno agora. Ver um partido negar sua história. Fazer qualquer coisa para chegar ao poder e mantê-lo. Ouvir contradições mil. E o pior: perder o período de crescimento internacional e ver todo esse fisiologismos e aparelhamento da máquina.
Bem, história não se muda, e temos que continuar com a nossa desse jeito mesmo. Pelo menos espero que tenhamos aprendido algo.

Investigação na Petrobras

Saiu a definição de quem vai comandar a CPI da Petrobras. Como era de se esperar ficou nas mãos dos governistas. E não de qualquer um da bancada, mas de Romero Jucá e João Pedro, relator e presidente. Com certeza atrapalhará as investigações, já que o Governo demonstrou total falta de vontade na instalação dessa Comissão.
Contudo, CPI é uma caixa-preta. Ninguém sabe o que vai sair dali. Tudo pode acontecer. Esperamos que algo de concreto aconteça agora, pois toda CPI acaba não resultando em nada.
Uma das contribuições que poderia serdada é acabar com as nomeações puramente políticas. Deveria haver critérios de qualificação, principalmente para os cargos de Presidente das estatais. Na verdade, para o bem da gerência, esses cargos deveriam ficar por escolha da assembleia de acionistas, ou no máximo, haver algum concurso para preenchimento das vagas. Seria um bom caminho para se diminuir o fisiologismo, evitando que os governantes ficassem a mercê das chantagens políticas em troca de apoio.
Você deve estar imaginando que isso é uma utopia. Pode ser. Mas depende de nós mudá-la. Hoje temos a Internet a nosso favor e ela pode ser uma ferramenta muito valiosa no combate às más práticas na política.
A partir de agosto, poderemos pressionar os senadores que fazem parte dessa CPI. Podemos cobrar e exigir respostas concretas às mazelas do sistema atual. Faça tambéam a sua parte.

sábado, 11 de julho de 2009

Sarney

Se a indiginação ainda não tomou conta do país, a reportagem de Veja nessa semana não deixa espaço para sua falta. Sarney está envolvido em mais uma escândalo. Agora apareceu uma conta no exterior não declarada. O gerente dessa conta era nada mais que Edemar Cid Ferreira, dono do Banco Santos, que está sob intervenção do BC.
Os recursos alocados no exterior somam quase um milhão de reais. São sempre cifras grandes envolvidas nas negociações dos parlamentares pegos em fraudes. Vai ser uma semana difìcil para o presidente do Senado.
Não distante de toda essa confusão vai estar o Presidente da República, já que sá suporte quase que incondicional ao fiel escudeiro no parlamento. Só quero ver a cara do Mercadante tendo que explicar mais essa. Desde que Lula assumiu o governo, ele só tem se afundado como político. Além de perder vergonhosamente a eleição para o Governo de São Paulo, agora mancha sua biografia com discursos de proteção a Renan e Sarney.
Mas, acho que o PT não mudou, agora está é transparente. Sempre tiveram a máxima de que os fins justificam os meios. Por isso, valeu qualquer coisa para conquistar o Governo Federal, e continuará valendo para mantê-lo. Depois de lançar a candidatura de Dilma, agora precisa haver as costuras para o apoio do pior partido: o PMDB. Isso deixa o PT vulnerável e entricheirado nessa guerra pelo poder.
Vamos esperar e ver o que os Senadores vão achar disso tudo. Parece que a permanência de Sarney na presidência da casa está cada vez mais comprometida. Já vimos esse filme.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Incoerência

Às vezes acho que existem pessoas que desconhecem a lógica. Tentam explicar o inexplicável. Mas, no fundo, nós é que temos que entender qual a linha de pensamento desse pessoal. Celso Amorim não acha estranho que o Brasil queira acabar com o embargo a Cuba e aceitá-la de volta à OEA, mas condena o novo governo de Honduras por classificá-lo como golpista, e o quer fora da OEA.
Qual a explicação ele usou pra isso? A revolução cubana tem 50 anos e a de Honduras não vai durar três meses. Será que entendi? Ditadura boa é ditadura longa? As curtas temos que condenar? Será como ele classifica a nossa? Durou tempo o bastante? Tenho até medo.
Já o patrão do sábio não fez por menos. Foi para a África chamar de irmão uns dos maiores ditadores do planeta. Já até mandou derrubar um avião da Panam cheio de passageiros. Mas ele é bondoso e se ofereceu para indenizar as vítimas, que ato! Agora, Honduras? é um absurdo. Segundo o mandatário do nosso país, temos que agir rápido e com rigor.
No fundo, há somente uma lógica nisso tudo. Se você está do meu lado, pode tudo. Se não está, não pode nada. Como as instituições de Honduras disseram não ao modelo Chavista para a América Latina, foram condenadas. Mas Fidel, Chaves, Lugo, Evo e Correa gozam de um imunidade fora do comum. Ah, claro, ainda tem Ahmadinejad, que segundo a visão do sábio do Planalto não poderia ter fraudado as eleições, pois a margem foi muito grande. Seguindo essa lógica, todas eleições de Sadam foram legítimas, já que se elegia com 99% dos votos.
Ainda tem gente que classifica nossa política externa um sucesso. Bom, devem ter estudado na mesma escola dos sábios do governo.