Das duas vertentes de análise de investimento em ações, vou tratar aqui da gráfica. Sem dúvida a mais controversa, já que não há nenhum comprovação científica da sua eficácia. Entretanto, ela é muito difundida e pode ajudar muito o investidor na hora da decisão.
A máxima de um grafista é que não há nada além do gráfico. Tudo já está precificado nele, todas as notícias ou acontecimentos já estão presentes nele. Portanto, basta analisá-lo para decidir pela compra ou venda de um ativo.
Outro princípio é que os preços andam em tendências. E só existem três: de baixa, e alta e lateral. Muitos acham que os preços se movimentam mesmo de forma aleatória, sem tendências. Mas, basta olhar para um gráfico, e notar as tendências facilmente.
O terceiro princípio é que o futuro repete o passado. Os gráficos apresentam figuras que se repetem e indicam as tendências e suas reversões.
Sugiro a todos vocês que comecem com um curso sobre essa vertente. Pode ser muito gratificante e lucrativo esse estudo. Além de ser divertido, já que podemos descobrir um mundo que nem imaginávamos que existia.
Aqui tenho algumas sugestões de curso: